Em 1931 nascia um clube que entraria para a história da região, tendo conquistado títulos de campeão na Liga Atlética da Região Mineira- LARM, na Liga Lauromilense de Futebol – LLMF e na Liga Tubaronense de Futebol- LTF. Este clube, formado por urussanguenses que amavam disputar a bola nos gramados, chamava-se Urussanga Futebol Clube.
Camisas listradas e atletas entusiasmados movimentaram o estádio do Urussanga Futebol Clube numa época em que haviam poucas opções de lazer e em que as notícias dos campeonatos estaduais ou mundiais chegavam somente pelo rádio, revistas ou jornais. Todos, meios de comunicação que não estavam acessíveis à maioria da população local.
O Urussanga Futebol Clube foi um dos grandes times do futebol do sul catarinense até meados dos anos 60. No princípio, o clube disputava apenas torneios menores, mas a partir da década de 1940 entrou em sua fase áurea, participando das competições da LARM (Liga Atlética da Região Mineira), LLMF (Liga Lauromilense de Futebol) e LTF (Liga Tubaronense de Futebol), chegando por seis vezes ao título de campeão nessas disputas. Seu estádio foi inaugurado oficialmente em 1949, e seu mascote é a cobra coral.
Já com o primeiro título de sua história assegurado em 1947, o Urussanga Futebol Clube, com muitos craques, posou para a posteridade com a taça de campeão. Aparecem de pé: Waldemar Freccia, Teonaz, Armando, Pedro, Lídio e Aldo. Agachados: Getúlio, Vilmar, Foguinho, Ico e Zéca Escaravaco.
O time do Urussanga já mandava seus jogos no estádio Lídio de Brida, inaugurado em 1949, e novamente em 1950, quando o governador da época, Irineu Bornhausen, esteve na cidade participando da festa. A partida desta reinauguração entrou para a história, com vitória do Urussanga F.C. sobre o Barriga Verde, de Laguna, por 2x0. Aparecem de pé: Amancio, Índio, Pacheco, Waldemar Freccia, Lilia Damiani(madrinha), Irineu Bornhausen(governador de SC), Getúlio, Puccini, Bepa, Lídio de Brida(presidente). Agachados: Olavo, Eusébio, Ramos, Paulista e Zéca Escaravaco.
Filiado a Liga Tubaronense de Desportos em 1951, o Urussanga Futebol Clube foi considerado o melhor time do Sul do Estado e sagrou-se campeão ao fim do torneio, derrotando na última partida o esquadrão do Henrique Lage de Lauro Muller pelo placar de 4 x 1. Grande jogo com muitos aplausos. Aparecem de pé: Aroldo, Getúlio, Pedro, Puccini, Zeca e Freccia. Agachados: Lídio, Teonaz, Pipa, Vitório, Lorde Damiani e Beloli.
O esquadrão do Urussanga Futebol Clube era formado pelos atletas: Fidelis, Gilberto, Juca, Antoninho, Nésio, Tido, Célio, Emílio, Bibe, Ivo e Carocha.
Muitas foram as "fortes esquadras" do Urussanga Futebol Clube, e aqui, a campeã de 1965. Aparecem de pé: Teonaz Rocha(treinador), Nézio, Valmor Freccia, Fidelis, Bigode, Da Silva, Clóvis, Jaime, Orlando, Célio e Chico(massagista). Agachados: Gilberto, Toninho, Tido, Juca, Carocha, Bibe, Ivo e Ladi.
Atualmente, o Urussanga Futebol Clube é representado por um time de veteranos, cujo lema é "Mais que um clube, um verdadeiro elo de amizade". O Esquadrão disputa jogos e torneios com os times da região.